19.9.07

A história da Sony

Oi galera. vou contar a história da Sony p/ mostrar para todos que a força de vontade de vencer tambem conta muito.
Essa historia e do documentario Made in Japan - Sony criada pela NHK e exibida pela TV Cultura no ano passado.
A TV Cultura volte e meia apresenta esses documentarios,entao se ligue que quem sabe vc podera assistir. Achei sensacional.

O INÍCIO

No Japão do pos-guerra nao havia produtos maufaturados.
Akio Morita(fundador da Sony) achava que p/ fazer o Japão crescer era necessário moeda estrangeira.
No prospecto de fundação da empresa uma das razões pelas quais a empresa foi criada era p/ ajudar a reconstruir o Japão.
Foram 9 anos de pesquisas e muitos testes ate chegar num radio ultra compacto e que cabia no bolso e era de transistor(na epoca os radios eram de valvulas,por isso eram enormes) as pilhas duravam bastante e o som era muito bom.

Em 1955, Morita pegou seu Rádio e foi p/ os EUA.
Visitou muitos atacadistas e ouvia sempre a mesma resposta:
-Radios japoneses? p/ que? eles quebram logo!

O Japão tinha má fama de construir qualquer tipo de produto.
Carros eram considerados sucatas, maquinas fotograficas copias das alemas e qualquer produto acaba encalhando e nao vendiam.

BULOVA

Um dia uma proposta inesperada aconteceu.
Uma grande marca de relogios, a Bulova, se interessou pelos radios de Morita.
Depois de examinar meticulosamente o rádio,o gerente disse:
-É perfeito! vamos comprar 100 mil unidades.
Porem com uma condicao! vamos usar o nosso nome no radio.

Morita ficou tentado mas seu orgulho nao permitiu que fechasse o negocio.
O gerente ainda comentou:
-Uma marca japonesa não vai vender e nos fazemos propaganda ha 50 anos!

Morita nao aceitou e ainda disse:
-Daqui a 50 anos seremos mais famosos que vcs!!!

A VOLTA AO JAPÃO

De volta ao Japão, Morita resolveu criar um departamento de Marketing no exterior.
Resolveu tambem que deveriam ter um nome que nao fosse Japones.(por causa da má fama dos produtos japoneses).
O novo nome era SONY, que vinha de uma palavra latina que significava SOM.

Dois vendedores foram escolhidos p/ irem em 2 frentes diferentes.
Kazuto Komatsu com destino a Europa e Hiroshi Okoshi com destino aos EUA.

Os dois tinham o pensamento de ter que vender radios p/ poder voltar ao Japão.

Começam as dificuldades

Os dois pensavam:" Não podemos voltar ao Japão sem vender nenhum rádio.
O Rádio transistor de última geração estava na pasta desses homens.

Os rádios Japoneses foram bem recebidos nos EUA.
Só que começaram a apresentar defeitos.
E a má fama dos produtos Japoneses voltou a se difundir.
"Rádios Japoneses? Quebram logo, não prestam!"
Caixas e mais caixas com rádios com defeitos voltaram p/ serem consertados.
Não sabendo a causa dos defeitos, eles estavam num impasse.
Hiroshi Okoshi ja imaginava que teria que sair dos EUA pq nao aguentava mais a pressão dos consumidores chateados por causa de seus rádios.

Na frente Européia

Komatsu decidiu começar o caminho pela Alemanha, pq dentre os paises europeus, é o que tinha menor restrição a produtos estrangeiros.
Além do mais a Alemanha também tinha perdido a Guerra. Então eles achavam que reconheceriam os produtos Japoneses.
Mas como um Pais técnicamente avançado, a Alemanha também tinha grandes empresas nessa área.
O dinheiro era escasso e o comentário de Komatsu sobre a Alemanha:

"Vender rádios na Alemanha é como vender gelo no Ártico. Quem realmente conseguir vender é pq é um ótimo vendedor."

Meses se passaram sem conseguir vender um único rádio.
A Sony na Europa assim como a Sony nos EUA estavam com grandes problemas.

A solução nos EUA

Um dia um técnico da Sony estava andando pela rua, quando encontrou com outro técnico de outra empresa japonesa.
E esse técnico desabafou:

"Não entendo. Pq os condensadores quebram?"

Foi aí que o técnico da Sony pensou:

"Não somos só nós! Tem algo acontecendo no transporte do Japão p/ os EUA."

Eles não entendiam que rádios que funcionavam perfeitamente no Japão quebravam nos EUA.

"Deve ser o transporte!"

Sim. No transporte do Japão p/ os EUA, os rádios eram levados de navio.
Passavam abaixo da linha do Equador, então as cargas eram submetidas a altas temperaturas mais umidade.

Foram verificar a prata usada nos condensadores e viram que aí estava o problema nos condensadores.
Ligaram imediatamente no Japão e pediram:

"Troquem o material dos condensadores por outros que suportem altas temperaturas."

Problema resolvido e os rádios da SONY voltaram a ser o número 1 de vendas na frente Americana.

A proposta de Komatsu - Um Sony por favor...

na frente Alemã, as dificuldades com as vendas continuavam.
Komatsu foi a um café e lá disse o seguinte ao atendente:

"Um Sony por favor!"

O atendente respondeu:

"Como?"

Komatsu disse a seus amigos:

"Um dia seremos reconhecidos e o atendente vai nos dizer o que queremos ouvir.
Até lá, vamos perseverar!"

Melker - o Vendedor

Na frente Alemã, Komatsu recebe a vista de um jovem vendedor chamado Melker.
Se o rádio for esse, venderá! diz Melker.
O problema é o povo alemão! É muito orgulhoso e por isso só devemos vender em grandes lojas.
Komatsu e Melker foram p/ Hamburgo, a maior cidade do norte da Alemanha.
Nessa cidade havia uma loja da Steinway, a fabricante do melhor piano do mundo.
O gerente da loja observou o rádio e disse:
Só trabalhamos com produtos de qualidade!
Mas Komatsu insistiu e o gerente concordou em expor o rádio por 1 semana mediante pagamento.

O Grande Plano

Nessa noite, Komatsu e Melker elaboraram um grande plano.
Chamaram um grupo de estudantes, mostraram o rádio e depois disseram:
Se vocês gostaram do rádio, ajudem-nos a promover.
12 estudantes levantaram a mão e eles foram levados a loja da Steinway, mediante pagamento.
Os estudantes entraram um a um na loja e falaram:
Gostaria de comprar esse rádio. Além de portátil o som e muito bom.
Os vendedores da loja ficaram assombrados.
Após 1 semana, Komatsu com uma expressão séria no rosto, foi buscar seus rádios na Steinway.
O gerente disse ao Komatsu:
Quer deixar seus rádios?

Assim Komatsu e seus amigos usaram esse mesmo plano p/ colocar os rádios nas grandes cidades Alemãs.
Num instante Komatsu conseguiu colocar os rádios em 10 das maiores cidades Alemãs.

A campanha no Natal

Na frente Européia, houve um investimento numa campanha de capa inteira de um jornal com o endereços das lojas onde os rádios da Sony eram vendidos:
"No Natal, por favor, dê um Radio da Sony!"

Natal, época mais importante do ano para o Europeu.
Um rádio Japonês foi escolhido para ser dado de presente expressando o amor sentido pelos entes queridos.

Um gerente de uma loja ligou para o escritorio da Sony dizendo que as vendas dos rádios foram um sucesso, de gente fazendo fila para comprar.

A resposta que esperavam

Pouco tempo depois, Komatsu foi uma cafeteria.
O garçom chegou e Komatsu disse:
Um Sony por favor!

E o Garçcom respondeu:
Mas Sony não é um rádio?

Lutaram 2 anos na frente Alemã e finalmente ouviram a resposta pela qual tanta lutaram, o reconhecimento pelo trabalho duro que tiveram.

Show room da Sony nos EUA

A Sony foi a primeira empresa Japonesa a abrir um Show room de seus produtos nos EUA.
Foi um dia muito festivo onde até o Presidente da Sony compareceu.
Havia lágrimas de comoção de outros japoneses, de outras empresas como o da Nikon.
E com aquele pensamento.
Se eles conseguiram, nós também vamos conseguir!

Bom galera, a história acabou.
Eles não cresceram atoa.
Trabalharam duro, lutaram muito para ser hoje essa marca famosa no mundo inteiro.








5 comentários:

Anônimo disse...

Fantastico a historia é uma lição que nunca devemos desistir e sempre estar com o proposito de vencer ..Parabens pela materia

Anônimo disse...

Dj Colla,

Procure em sebo, ótimo livro sobre toda a trajetória da Sony, edição de 1986.

Chama-se "MADE IN JAPAN - Akio Morita e a SONY", vale a leitura.

Anônimo disse...

cara vc poderia fazer um livro sobre a historia da sony.

parabens por usa magnifica materia

Anônimo disse...

Quando vc copiar de alguem, NÃO ESQUEÇA DE POR O LINK DE ONDE LEU, PORQUE QUEM LÊ PENSA QUE FOI ESCRITO POR VOCÊ!
COLOQUE OS CRÉDITOS!

jhonybbravo disse...

amigo anonimo la em cima do post ele explica muito bem de onde ele tirou essas informaçoes.
mais atençao na proxima falow ?